Dicas para deixar o seu perfil e repositórios do GitHub mais apresentáveis

Essas dicas vão te ajudar a fazer o seu GitHub se transformar no seu Portfólio 🚀

Walisson Silva22 de maio de 202210 minIniciante

Se você pretende trabalhar na área de tecnologia, está em busca do seu primeiro emprego ou até mesmo uma recolocação na área, você precisa investir em um portfólio que seja capaz de apresentar as ferramentas que você conhece/domina, que ressalte sua capacidade de resolver problemas, e que mostre que você é capaz de expor com clareza aquilo que você faz.

Um ambiente perfeito para construir um portfólio que abrange os requisitos mencionados acima, bem como vários outros aspectos que irão te diferenciar em um processo seletivo, é o tão famoso GitHub.

Você sabe o que é o GitHub?

Em resumo, podemos dizer que o GitHub é uma plataforma para hospedagem em nuvem de repositórios do Git. Em outras palavras, essa plataforma nos permite "clonar" todo o histórico de controle de versão de um repositório do Git, que está em nossa máquina, para a nuvem e vice-versa.

É bem provável que você já conheça o Git, mas só para lembrar: o Git é uma ferramenta que nos permite realizar o controle de versão de arquivos que estão contidos em um determinado repositório (pasta). Dessa forma, é possível criar pontos na "linha de tempo" da edição dos seus arquivos, bem como retornar para um desses pontos, permitindo que você recupere informações presentes naquele repositório, mesmo que seja de meses atrás. Além disso, é possível trabalhar com ramificações daquele diretório, o que favorece o trabalho colaborativo, assim como o desenvolvimento simultâneo de diferentes atividades em um mesmo projeto.

É por ser capaz de oferecer tudo isso que foi mencionado anteriormente que o Git é tão importante e tão utilizado por quem trabalha com programação/desenvolvimento, afinal, com ele é possível ter todo o histórico de alterações do seu código (e muito mais!). Mas imagina ter tudo isso não apenas na sua máquina, mas em um servidor remoto (na nuvem), que te permite compartilhar o seu projeto com várias outras pessoas que desejam colaborar com ele ou apenas ver o que você é capaz de fazer com programação. É aí que o GitHub entra em ação!

Porém, hoje em dia, o GitHub não tem apenas essa função de "guardar" seus repositório Git na nuvem. Ele dispõe de muitos outros recursos, como:

  • Criação de um perfil do usuário, que pode ser acessar por outros usuários.
  • Possibilidade de seguir (acompanhar as atividades de) outras pessoas.
  • Feed para acompanhar todas atualizações relacionadas às pessoas que você segue.
  • Exibição de um mapa de calor que apresenta o quanto o usuário interagiu com a plataforma nos últimos 12 meses.
  • Conquistas que podem ser alcançadas (e exibidas no perfil) quando o usuário atinge determinados critérios.
  • Possibilidade favoritar repositório de outras pessoas para conseguir "salvar" e, assim, acessá-los com mais facilidade em outros momentos
  • Hospedar aplicações web por meio do GitHub Pages.
  • Dentre outros.

Por dispor de tantos recursos e por permitir ao usuário apresentar aquilo que ele faz ou sabe fazer, o GitHub acabou de tornando uma plataforma observada pelos recrutadores. Por isso, ter um perfil organizado e personalizado, é algo que pode te ajudar a chamar a atenção desses profissionais.

Dicas práticas para organizar o seu GitHub

Agora vou te passar algumas dicas práticas sobre como você pode deixar o seu GitHub organizando, fazendo dele um portfólio, um currículo capaz de te apresentar como pessoa e como profissional.

Vamos subdividir essas dicas em 2 partes: perfil e repositórios. Vamos nessa!

Perfil

O perfil é, de um modo geral, a primeira coisa que algum recrutador irá ver sobre você, portanto é importante que você o deixe bastante apresentável. Alguns pontos que podemos destacar do seu perfil são:

1. Foto de perfil

Bom, você já deve saber que a foto de perfil é muito importante, porque é a primeira imagem que a maioria das pessoas vão ter de você. Portanto, faça o upload de uma imagem que tenha uma boa resolução e na qual você esteja bem apresentável (mas não precisa estar de terno 😅).

2. Resumo de informações

Logo abaixo da sua foto de perfil, existem algumas informações rápidas que você pode preencher sobre você, como uma bio (breve resumo sobre você), a empresa onde você trabalha, local onde mora, e-mail, website e Twitter. É interessante que você preencha essas informações.

3. Repositórios Pinados

Outro recurso que você pode explorar são os repositórios pinados. Por padrão, o GitHub exibe seus repositórios populares (aqueles que têm mais stars/forks), porém, você pode clicar na opção "Customize your pins" e pinar alguns (no máximo, seis) repositórios que você acredita que representam melhor as suas habilidades.

4. Mapa de contribuições

O GitHub dispõe de um mapa de calor que apresenta suas contribuições dentro da plataforma. Qualquer commit, issue, code review ou pull request que você executar será contabilizado como uma contribuição.

💡 Por isso, é muito importante que você sempre coloque os seus projetos no GitHub, pois isso vai mostrar que você está estudando e desenvolvendo seus conhecimentos e experiências com código.

5. README.md do perfil

Um recurso mais recente disponibilizado pelo GitHub é a opção de você criar um repositório com o mesmo nome de usuário da sua conta, com um arquivo README.md dentro desse repositório, no qual você pode inserir informações que irão aparecer no seu perfil (Overview).

Existem diversos recursos que você pode adicionar dentro do seu README, e abaixo estão algumas sugestões do que você pode incluir nesse arquivo:

  • Informações de contato (e-mail, website, LinkedIn, e outras redes)
  • Informações sobre você (sua carreira, o que você tem estudado, quais são seus objetivos)
  • Experiência profissional
  • Skills: quais linguagens você domina? Com quais frameworks, bibliotecas e tecnologias você consegue trabalhar?

Um recurso que é bem interessante de você adicionar em seu README são os badges. Se você quiser adicioná-los, fica a dica de uma página que contém vários: Badges for GitHub.

Repositórios

Os repositórios são importantes para mostrar os seus códigos: como você os escreve e o que você é capaz de realizar com eles. Porém, muitos programadores esquecem de criar uma boa descrição do seu repositório.

As pessoas que vão acessar o seu perfil e os seus repositórios, de um modo geral, não vão ter tanto tempo disponível para ficar olhando os seus códigos até entender o que cada projeto faz, por isso, é muito importante que você tenha um README dentro do repositório que deixe isso bem claro, utilizando de diversos recursos para "vender" o seu projeto.

Algumas seções que são bem importantes de você adicionar no README do seu repositório são:

  1. Título do projeto: um cabeçalho principal com o nome do projeto.
  2. Screenshot do projeto: caso envolva alguma interface, é recomendado que você adicione um imagem da sua aplicação, que pode ser até mesmo um GIF. Como se diz, “uma imagem fala mais do que mil palavras”.
  3. Descrição do projeto: agora é a hora das palavras. Crie uma seção para explicar um pouco mais do projeto, explicando sua motivação e seu objetivo principal.
  4. Funcionalidades do projeto: descreva o que a sua aplicação é capaz de fazer. Você pode aproveitar para explicar algumas limitações que a sua aplicação ainda possui (possíveis melhorias).
  5. Getting Started: uma seção para explicar como qualquer outra pessoa desenvolvedora pode executar o seu projeto na máquina pessoal. Explique os pré-requisitos e como baixar e rodar o projeto.
  6. Tecnologias Utilizadas: apresente as tecnologias que você utilizou para desenvolver aquele projeto.

Além do README, também é recomendado que você adicione uma breve descrição, tags relacionadas e o link da página do projeto (caso exista) para que o seu repositório possa ser encontrado mais facilmente nas buscas. Tudo isso pode ser configurado na barra lateral do seu repositório (veja a imagem abaixo).

Dicas Extras

Deixe claro o seu foco

É muito importante que, ao entrar no seu GitHub, a pessoa possa identificar qual é o seu foco, e com quais tecnologias você trabalha. Se você é ou busca ser um desenvolvedor full-stack, então tudo bem você dividir seus repositórios em destaque entre projetos de front-end e back-end.

No entanto, caso você queira ser um front-end, destaque repositórios que deixe isso claro. Se você tem interesse em ser back-end ou um(a) desenvolvedor(a) mobile, destaque repositórios relacionados. Isso vai ajudar recrutadores a entenderem que você domina aquela(s) stack(s) e que você está sempre se aprofundando/atualizando nela.

Siga pessoas

Como dito anteriormente, o GitHub também pode ser considerado uma rede social. Sendo assim, é importante que você siga outros usuários da plataforma. Acompanhe aquelas pessoas que te inspiram e estão relacionadas à sua área. O GitHub, inclusive, possui um feed que mostra as atividades das pessoas que você está seguindo.

Dê estrelas

Você pode favoritar um repositório clicando na opção "Star", clicando no canto superior direito da página do repositório, como ilustrado na imagem abaixo:

Com isso, você vai estar demostrando seu interesse e apoio ao repositório, estará tornando-o mais relevante (aumentando a visibilidade) e, além disso, você vai conseguir encontrá-lo mais facilmente, pois os repositórios que você "estrelou" ficam disponíveis em uma aba do seu perfil.