Como inserir figuras lado a lado no LaTeX?

Múltiplas imagens com suas respectivas legendas

Walisson Silva30 de maio de 20214 minIniciante

Adicionar imagens lado a lado é algo extremamente comum em trabalhos acadêmicos, científicos ou, até mesmo, em relatórios empresariais; seja por efeitos de design, seja por efeitos de comparação dos dados que estão sendo apresentados.

A utilização de um recurso como esse é muito comum, inclusive, quando se está desenvolvendo qualquer tipo de documento no LaTeX e, portanto, é bem provável que você já tenha se deparado com a necessidade de fazer algo desse tipo. Por esse motivo, o objetivo desse artigo é oferecer os passos necessários para que você possa criar um ambiente com figuras lado a lado no LaTeX, bem como uma explicação de cada um dos comandos que são necessários para tal

Passo 1: Inclusão dos Pacotes Necessários

O primeiro passo é incluir os pacotes que serão necessários para renderizar os comandos a seguir. Tendo em vista que iremos trabalhar com imagens, o primeiro pacote necessário é o graphicx. Além dele, precisamos incluir o subfig, pois esse pacote nos permite trabalhar com “subfiguras” dentro de um ambiente Figure. Sendo assim, vá até o início do seu documento e inclua esses dois pacotes:

\usepackage{graphicx}
\usepackage{subfig}

Passo 2: Criando o ambiente Figure

O proxímo passo é criando um ambiente figure, semelhante àquele que é criado quando você quer adicionar apenas uma única figura. Para isso, digite o comando abaixo:

\begin{figure}[!htb]
    \caption{Exemplo de figuras lado a lado: Personagens do Chaves.}
    \label{fig:exemplo_subfigure}
\end{figure}

Observe que, além de criar o ambiente figure, já adicionamos a legenda das imagens (uma legenda “global”, por assim dizer), bem como o label dela, ou seja, a forma como você pode referenciar o conjunto de imagens no seu texto.

Passo 3: Incluindo as figuras lado a lado

Finalmente, agora vamos inserir as imagens lado a lado. Vamos iniciar apenas com duas imagens. Para isso, você deve adicionar o comando abaixo, logo após o label da sua imagem:

\subfloat[\label{fig:seu_madruga}Seu madruga.]{
    \includegraphics[width=0.48\textwidth]{Imagens/seu-madruga-desenho-animado.png}
} \hfill
\subfloat[\label{fig:seu_barriga}Seu Barriga.]{
    \includegraphics[width=0.48\textwidth]{Imagens/seu-barriga.png}
}

Observe que, ao invés de utilizar diretamente o comando \includegraphics, que é normalmente utilizado para inserir uma figura, nós utilizamos primeiro o comando \subfloat, que nos permite inserir uma “subfigura”. Então, dentro desse ambiente nós podemos inserir o comando \includegraphics normalmente.

O comando \subfloat possui dois parâmetroso primeiro é a legenda da sua subfigura (onde você pode aproveitar e colocar o label da mesma, como foi feito no código acima, permitindo que você possa mencionar essa subfigura, especificamente, no seu texto); enquanto o segundo é a subfigura que você deseja adicionar, o que deve ser feito utilizando o próprio \includegraphics.

Note que cada subfigura foi configurada para ocupar 48% da largura de uma linha de texto da sua página (width=0.48\textwidth). Isso pode ser alterado, caso você queira, mas lembre que você não deve aumentar muito esse valor, pois pode causar um overfull na linha, o que deverá aparecer na forma de um warning. Por fim, o comando \hfill serve para proporcionar um pequeno espaço entre as imagens e, por isso, ele é inserido entre os dois comandos subfloat.

Conclusão

Seguindo todos os passos acima, você vai obter o código abaixo, que resultará na figura a seguir:

\begin{figure}[!htb]
    \caption{Exemplo de figuras lado a lado: Personagens do Chaves.}
    \label{fig:exemplo_subfigure}
    \subfloat[\label{fig:seu_madruga}Seu madruga.]{
        \includegraphics[width=0.48\textwidth]{Imagens/seu-madruga-desenho-animado.png}
    }\hfill
    \subfloat[\label{fig:seu_barriga}Seu Barriga.]{
        \includegraphics[width=0.48\textwidth]{Imagens/seu-barriga.png}
    }
\end{figure}

Figuras lado a lado com LaTeX: Seu madrugada do lado esquerdo e Seu Barriga do lado direito.